Como voces ja devem saber, o Visualg executa operações matemáticas obedecendo os conjuntos numéricos.
Em alguns exercícios que irei postas, é pedido o numero inteiro de uma divisão.. O problema aparece quando a divisão resulta em numero fracionado, gerando erro, pois não é um numero inteiro.
Para pegar apenas a parte inteira de uma divisão podemos usar o int(divisao).
ex: int(3/2) resulta em 1
int(13/5) resulta em 2
Agora para pegar apenas o resto de uma divisao usamos o %
ex: 5%2 resulta em 1, que eh o resto.
Aqui tem alguns exercicios de divisao no Visualg
1- Transforme um tempo de segundos para horas, minutos e
segundos.
2- Transforme a velocidade de km/h para m/s
3- Faça um algoritmo que leia dois números nas variáveis Val_A e
Val_B, calcule sua média na variável Media e imprima seu valor.
4- Faça um algoritmo que transforme anos, meses e dias em apenas dias.
Nesse blog procuro escrever sobre temas que estudo afim de aprender melhor e poder propagar o conhecimento!
Wednesday, March 25, 2015
Thursday, March 19, 2015
Exercicios visualg
Vou colocar os exercicios de Visualg que tive que fazer:
1) Escrever um algoritmo que calcule a area do quadrado. O usuario devera digitar o valor do lado
(Area do quadrado = lado ^ 2 (lado elevado ao quadrado)
2)Um algoritmo que calcule a velocidade media de x( exibindo: "A velocidade media de x foi:___)
(Velocidade media = distancia por tempo)
3)Escrever um algoritmo que exiba o resto da divisao entre dois numeros
4)Escrever um algoritmo que faça o calculo de soma, produto e quociente entre dois numeros
5)Um algoritmo que calcule a area de um trapezio(o usuario digita o valor da base maior,menor e a altura)
( (base maior+base menor)*altura/2)
6)Um algoritmo que calcule o valor de um cilindro (usuario fornece as medidas)
(pi*raio^2*comprimento) pi=3,14
1) Escrever um algoritmo que calcule a area do quadrado. O usuario devera digitar o valor do lado
(Area do quadrado = lado ^ 2 (lado elevado ao quadrado)
2)Um algoritmo que calcule a velocidade media de x( exibindo: "A velocidade media de x foi:___)
(Velocidade media = distancia por tempo)
3)Escrever um algoritmo que exiba o resto da divisao entre dois numeros
4)Escrever um algoritmo que faça o calculo de soma, produto e quociente entre dois numeros
5)Um algoritmo que calcule a area de um trapezio(o usuario digita o valor da base maior,menor e a altura)
( (base maior+base menor)*altura/2)
6)Um algoritmo que calcule o valor de um cilindro (usuario fornece as medidas)
(pi*raio^2*comprimento) pi=3,14
Wednesday, March 18, 2015
Algoritmo no VisuAlg
Usando apenas para treinamento, é possível usar o "portugol"(algoritmo em portugues) para criar algoritmos e testar via VisuAlg(link para download lá em baixo!)
Nele, usa-se sintaxes em portugues.
No caso de c+ usariamos if. No portugol, usa-se o "se"
Aqui vai algumas sintaxes usadas no portugol para começar:
escreva : escreve algo no programa (ex: escreva("bom dia!") )
escreval : o mesmo que "escreva" mas no fim da linha, ele pula uma linha
se : usado para condições ( ex: se(variavel==1){codigo})
senao : usado para condiçoes, se os requerimentos do "se" nao for atingido, o senao entra em ação
leia : usado para que o usuario possa incluir informacoes em um determinado momento. (ex: leia(variavel) )
Para começar um algoritmo, devemos tambem declarar as variaveis que serão utilizadas.
Para isso, usamos a seção "var"
os tipos de variaveis sao:
inteiro: define variáveis numéricas dotipo inteiro, ou seja, sem casas decimais.
real: define variáveis numéricas do tipo real, ou seja, com casas decimais.
caractere: define variáveis do tipo string,ou seja, cadeia de caracteres.
logico: define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor VERDADEIRO ou FALSO.
É sempre interessante preencher a parte inicial do algoritmo para se catalogar o uso do programa e escrever a autoria
algoritmo "nome"
// Função :
// Autor :
// Data : 18/03/2015
// Seção de Declarações
O algoritmo em sí, deve estar entre o "inicio" e "fimalgoritmo"
Com o VisuAlg, você já pode ter noções de como programar. Faça bom uso!
Link para download do VisuAlg: http://www.4shared.com/file/nXKPLo0xce/visualg.html
Nele, usa-se sintaxes em portugues.
No caso de c+ usariamos if. No portugol, usa-se o "se"
Aqui vai algumas sintaxes usadas no portugol para começar:
escreva : escreve algo no programa (ex: escreva("bom dia!") )
escreval : o mesmo que "escreva" mas no fim da linha, ele pula uma linha
se : usado para condições ( ex: se(variavel==1){codigo})
senao : usado para condiçoes, se os requerimentos do "se" nao for atingido, o senao entra em ação
leia : usado para que o usuario possa incluir informacoes em um determinado momento. (ex: leia(variavel) )
Para começar um algoritmo, devemos tambem declarar as variaveis que serão utilizadas.
Para isso, usamos a seção "var"
os tipos de variaveis sao:
inteiro: define variáveis numéricas dotipo inteiro, ou seja, sem casas decimais.
real: define variáveis numéricas do tipo real, ou seja, com casas decimais.
caractere: define variáveis do tipo string,ou seja, cadeia de caracteres.
logico: define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor VERDADEIRO ou FALSO.
É sempre interessante preencher a parte inicial do algoritmo para se catalogar o uso do programa e escrever a autoria
algoritmo "nome"
// Função :
// Autor :
// Data : 18/03/2015
// Seção de Declarações
O algoritmo em sí, deve estar entre o "inicio" e "fimalgoritmo"
Com o VisuAlg, você já pode ter noções de como programar. Faça bom uso!
Link para download do VisuAlg: http://www.4shared.com/file/nXKPLo0xce/visualg.html
Monday, March 16, 2015
Olá mundo!
Ola!
Sou calouro de análise e desenvolvimento de sistemas e na duvida se faço anotações em caderno ou notebook, decidi fazer um blog, apresentando as experiências que tive no curso assim como os desafios.
Espero que o conteúdo postado possa ajudar a vocês de alguma forma. Qualquer duvida me comunique que tentarei responder de alguma forma!
Obrigado!
Sou calouro de análise e desenvolvimento de sistemas e na duvida se faço anotações em caderno ou notebook, decidi fazer um blog, apresentando as experiências que tive no curso assim como os desafios.
Espero que o conteúdo postado possa ajudar a vocês de alguma forma. Qualquer duvida me comunique que tentarei responder de alguma forma!
Obrigado!
Subscribe to:
Posts (Atom)